Estado de arte dos trabalhos defendidos por graduados da Escola Superior de Jornalismo (ESJ) não obedecem perfeitamente as Metodologias de Investigação Científicas.
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Estado
de arte dos trabalhos defendidos por graduados da Escola Superior de Jornalismo
(ESJ) não obedecem perfeitamente as Metodologias de Investigação Científicas.
Por:
Olga Pelembe
Uma avaliação feita as Monografias dos graduados da ESJ
pelo Departamento Científico e Pedagógico daquela Instituição apresentada por
ocasião da VIIª Semana de Comunicação realizada na semana de 10 a 14 de Outubro
do ano 2016 nas instalações da ESJ em Maputo, revela que mais de cinquenta por
cento das monografias apresentam abordagens aplicadas e participantes, buscam
estudo de caso optam pelo método hipotético dedutivo, em muitos trabalhos as
hipóteses tem sido confirmadas sem a devida confrontação.
Segundo Departamento Científico e Pedagógico, os
estudantes são unânimes em afirmar que o
seu trabalho de fim de curso é inédito mas não trazem esse ineditismo afirmam
igualmente que a temática já foi antes abordada por outros autores mas não
trazem esses autores, nem mesmo as conclusões, nas técnicas
sempre buscam a entrevista, observação, o questionário e a pesquisa bibliográfica,
nas citações observa se o modelo e bibliografias brasileiras, será que não têm matéria de produção nacional?
Se temos porque de não usarmos?Parece que há uma tendência em descredibilizar a
produção nacional.
Por seu turno duas graduadas do curso de Relações
Públicas Vânia Tembe e Manuela Guerra, manifestaram sua insatisfação com os
resultados do estudo feito em relação aos trabalhos aos quais elas fazem parte,
afirmando que durante o percurso das
aulas os seus professores sempre disponibilizaram maioritariamente obras
brasileiras o que contribuiu para que os seus trabalhos citem na maioria as
mesmas obras e o estado da arte das suas monografias estão daquela forma porque
foram assim orientados para os fazerem, e apelam ao departamento que ao invés
de apresentar problemas e defeitos das suas monografias ajude através de
recomendações para que os próximos trabalhos apresentem melhorias.
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